Cartogramas são mapas esquemáticos, com elevado nível de abstração, em que formas ou localizações reais são estilizadas com fins conceituais e informativos. Os elementos cartográficos, reunidos numa só folha, são representações gráficas de fenômenos espaciais e temporais, pelo que abordam numerosos assuntos quase sempre em mutação contínua, como as migrações, fluxos de veículos, desmatamentos, reflorestamento etc.
MAPAS
Relatório de Abadia de Goiás
Com base nos dados fornecidos pelo mapa, elaborou- se uma representação gráfica para mostrar o uso do solo em Abadia de Goiás- GO, e a partir desses dados foi possível criar uma legenda, na qual , podemos observar a distribuição do solo.
O mapa demostrado é uma representação qualitativa, pois demostra as principais atividades de uso do solo em Abadia de Goiás, o modo de implantação utilizado é o zonal, pois, podemos perceber que o fenômeno se especializa em determinada área e a variável visual aplicada e de valor, aonde percebemos a intensidade das cores.
O mapa mostra-nos também que em Abadia de Goiás o uso do solo e predominantemente a pastagem.
Relatório de Anápolis
O mapa de uso do solo de Anápolis, nos mostra que a agricultura é o ponto principal do município. Observando o mapa, nota-se que é uma representação quantitativa, onde conseguimos ver a relação de proporção, o modo de implantação é zonal e a variável visual é cor.
Podemos notar ainda que o mapa é de fácil interpretação, o que facilita na sua analise.
Cidade de Goiânia
O mapa mostra uma representação seletiva, pois, conseguimos isolar os elementos. O modo de implantação utilizado e zonal, e a variável visual aplicada é de cor. O mapa de uso de solo de Goiânia, mostra uma maior ocupação urbana, há também uma grande área de uso agrícola.
Cidade de Goiás
O mapa de uso do solo da Cidade de Goiás, nos traz dados que mostram que a representação ordenada, o modo de implantação é zonal e a variável visual utilizada é de cor.
E baseado nesse mapa podemos ver que a Cidade de Goiás possui mais áreas de pastagens e cerrado, vê-se também que a área agrícola e pequena e a área urbana é minima. As áreas de água e cerrado são minímas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário